- Minha Conta



Teste Psicotécnico. O que esperar dele?

Este site costuma receber emails de pessoas que irão realizar testes psicotécnicos dos mais diversos, dentre eles o HTP ou Palográfico, solicitando informações de como devem proceder para se saírem bem nas provas. Para cada caso tenho respondido às questões formuladas mas agora, com esta página, procurarei dar as "dicas" que todos esperam para executar um bom teste psicotécnico.

Antes de tudo, deve-se ter ciência de que o exame psicológico, na maioria das vezes, não possui caráter eliminatório. As reprovações são raras e quando ocorrem, acontecem nos casos de evidentes desvios de personalidade ou presença de patologias graves, o que não deve ser o caso de quem está lendo esta página.

Não existe um estudo prévio do teste psicotécnico. Significa que não faz diferença se você já fez ou não conhece o teste que irá realizar. É claro que se já o fizemos anteriormente, mas seguro estaremos de que não se trata de algo complexo. O que mais se deve ter em mente é que durante a execução do teste, além de seguir corretamente as intruções fornecidas para realizá-lo, você deve ser o mais natural possível, não querendo parecer aquilo que não é, e muito menos aparentar aquilo que acha que os outros esperam de você. Esta é a melhor sugestão para se realizar um bom teste.

Mas para que servem os testes afinal? O teste pode ser capaz de determinar as características pessoais de cada candidato auxiliando os responsáveis pelo recrutamento a indicá-lo para uma vaga que necessite de alguém com aquele perfil. Às vezes a empresa precisa de alguém que possua meticulosidade e extrema atenção para determinado cargo e em outros casos, alguém bastante produtivo é o suficiente. Quando o candidato realiza um teste da forma mais autêntica possível, ele está não só beneficiando a empresa como a si próprio, pois num futuro próximo evitaria frustrações pelo fato de trabalhar em local incompatível com sua personalidade.

Estou tentando vaga para concurso público. E agora?  Neste caso você deve saber que há outras pessoas concorrendo à mesma vaga que você. O importante é estar ciente de que o teste não tem influência no resultado final do concurso uma vez que não há notas ou pontos a serem somados. Portanto, se infelizmente você não obtiver êxito em conseguir a vaga almejada, muito provavelmente deve-se ao fato de haver mais candidatos melhores classificados e não por causa do psicólogo ou exame psicotécnico.

Para finalizar apenas digo para não se preocuparem com os testes psicotécnicos, apenas o façam tranquilamente. Certamente vocês serão bem sucedidos em suas escolhas e, com o auxílio de um profissional qualificado, serão encaminhados para o cargo que poderá mudar suas vidas para melhor.